A Locomotiva GT1 Alimentada a GNL Estabelece Novo Recorde Mundial

A locomotiva a turbina de gás GT1-001 desenvolvida pela Rússia fez com sucesso novos testes de campo em Moscovo, em preparação para a sua implementação em áreas não-eletrificadas de uso intensivo de cargas de ferroviárias.  Levando 16 mil toneladas em 170 vagões, um novo recorde mundial para um único motor primário com um motor de combustão interna, o GT1 de duas seções de 300 toneladas combina uma turbina e uma unidade de potência com uma seção separada contendo o tanque de combustível de gás natural liquefeito de 17 toneladas (GNL). O motor pode desenvolver 8300 kW de potência e, quando totalmente abastecido, pode dirigir o comboio 750 km com uma velocidade máxima de 100 km por hora.

As mangueiras criogênicas transportam GNL do carro de combustível para a locomotiva.

O novo recorde mundial foi batido no anel piloto do Instituto de transporte ferroviário em Shcherbinka, Moscovo no dia 7 de setembro. Missões e participantes do III salão ferroviário internacional “Expo 1520”, incluindo Eugene Pronin de NGVRUS, foram convidados a testemunhar o recorde. Pronin confirmou com o NGV Global que os relatórios de mídia da locomotiva usando gás natural comprimido (CNG) estavam incorretos na medida em que a locomotiva funciona com GNL.

A linha do anel de 6 km limitou o comprimento do comboio de teste a 2,3 km. O gerente de projeto, Vladimir Rudenko, do Instituto Tecnológico de Pesquisa e Design, acredita que a locomotiva é capaz de cargas ainda maiores ao operar em linhas ferroviárias principais. “Na verdade, GT1 será capaz de suportar o peso e composiçãos de 20.000 toneladas”, disse ele após os testes no final de 2010.

Em linha com a Estratégia Energética Russa, a Russian Railways (RZD) estabeleceu o objetivo de substituir até 20% do gasóleo usado em locomotivas a motor de combustão interna com gás natural até 2030.

 

 

0 Likes
37 Visualizações

Também pode estar interessado em :

Deixe um Comentário

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter message.