Entrada em Funcionamento do 3º Compressor na Estação da Carris

Em 19/Nov/02 entrou em funcionamento o 3º compressor na Estação de Enchimento de Gás Natural Comprimido (GNC) da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, localizada em Cabo Ruivo. Este novo compressor vem aumentar a capacidade da instalação, numa primeira fase, de 250 Nm3/h para 650 Nm3/h, o que permitiu reduzir substancialmente o tempo de abastecimento.

A capacidade da instalação ainda poderá ser mais aumentada, podendo chegar aos 1365 Nm3/h, numa fase posterior, o que corresponderá a aproximadamente 5,5 vezes a capacidade existente antes da instalação do 3º compressor.

O novo compressor é de fabrico americano, da marca Ariel, modelo JGN/2, e montado pela Galileo na Argentina. É um compressor volumétrico de êmbolos horizontais opostos, lubrificado por caudal calibrado com quatro andares de compressão. Tem arrefecimento a ar com intercoolers de ventilação forçada, sistema de separação de óleo e filtros coalescentes.

Nesta fase permite fornecer um caudal de Nm3/h de GN a uma pressão de 230 bar, com pressão de admissão de 1,5 bar.

Foi programada a alteração de compressor, face a um previsível acréscimo de consumo de GNC, de forma a permitir um aumento do caudal para 1115 Nm3/h à mesma pressão de entrega, mas com uma pressão de admissão de 16 bar. Esta alteração será conseguida através da substituição dos dois primeiros andares de compressão por um único, com um êmbolo de duplo efeito.

A instalação de equipamento foi feita pela Sotrepe, sob supervisão e coordenação da Transgás. Esta obra reforça a aposta das empresas de transportes colectivos na utilização do GNC no momento em que urge reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO 2 ) e cumprir as metas impostas pelo protocolo de Quioto.

Neste momento a estação de enchimento da Transgás na STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) continua a ser a maior de Portugal e uma das maiores da Europa, com capacidade para 225 autocarros.

0 Likes
612 Visualizações

Também pode estar interessado em :

Deixe um Comentário

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter message.